Noticias

quinta-feira, 27 de abril de 2017

Filiados aclamam Joaquim Sousa Marques como Sócio Honorário da AF Setúbal


O ex-presidente da Direção da AF Setúbal,Joaquim Sousa Marques,é desde esta quarta feira Sócio Honorário da Associação de Futebol de Setúbal.
Um total de 18 filiados(clubes e núcleos de árbitros) marcaram presença na Assembleia Geral Extraordinária e fizeram valer os seus votos(214) na aprovação da proposta apresentada pela Direção,


Foi de pé e sob fortes aplausos que os dirigentes dos 18 clubes e núcleos de árbitros filiados na AF Setúbal aprovaram a proposta da Direção em nomear o ex-presidente Joaquim Sousa Marques como Sócio Honorário da instituição que liderou nos últimos 18 anos.

Antes desse momento, o mais alto da reunião magna extraordinária, presidida por Octávio Machado, que teve a seu lado Fernando Tomé (vice-líder da AG), já o presidente da Direção da instituição, Francisco Cardoso, havia saudado a presença significativa dos filiados e recordado o extenso currículo de Joaquim Sousa Marques.




Curriculum Vitae de Joaquim Sousa Marques, que sustentou a proposta da Direção da AF Setúbal:
Joaquim José de Sousa Marques, natural do Barreiro, 57 anos, é casado também pai de um filho.
É Licenciado em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa e Quadro Técnico da CP – Comboios de Portugal
Foi praticante federado de Basquetebol e de Esgrima, tendo atingido a internacionalização no escalão Sub-21 nesta última modalidade
Iniciou-se na área do associativismo voluntário desde muito jovem na Sociedade Democrática União Barreirense “Os Franceses”, participando na organização de equipas para os Jogos Juvenis do Barreiro, mais tarde em Comissões Culturais e por fim integrou Direções da coletividade.
Em 1988 integrou como vogal, o Conselho de Contas da Associação de Futebol de Setúbal.
Sempre na Associação de Futebol de Setúbal em 1992 foi eleito Presidente do Conselho de Contas, em 1996 Vice-Presidente Financeiro da Direção e em 1998 assume o cargo de Presidente da Direção, cargo que manteve durante 18 anos, até 2016.
De entre as muitas realizações, promoveu o equilíbrio económico e financeiro da Associação, criando assim condições para a aquisição da sede social e lançou as bases para a construção de instalações desportivas, promoveu o desenvolvimento das seleções distritais, tendo estas obtido diversos pódios em torneios interassociações, iniciou e desenvolveu a variante de futebol de praia, foi responsável pela introdução do futsal nas competições da Associação, promoveu as condições para o incremento da arbitragem, fez da AFS a Associação piloto em muitas inovações no futebol, em colaboração com a FPF, nomeadamente a introdução de sistemas informáticos e de comunicação, granjeou reconhecimento e mérito nas propostas pelas diversas intervenções nas Assembleias Gerais da FPF e foi o impulsionador pela introdução do cartão branco no futebol em Portugal, na qual a AFS foi pioneira na época de 2015/2016.´
O presidente Francisco Cardoso lembrou o currículo de Joaquim Sousa Marques

Foi sempre um Presidente muito próximo dos clubes, recebendo-os ou visitando-os, e das suas preocupações, colaborando ou criando pontes de apoio em diversas iniciativas dos diversos clubes da Associação, em todo o Distrito, dando sempre especial atenção aos clubes do sul do distrito e da atração das populações e das autarquias pela prática do futebol que, por mais afastados geograficamente, necessitavam de maior apoio, nomeadamente através da organização de diversos eventos desportivos, de âmbito nacional.
Durante este período integrou ainda várias comissões formadas no seio da Federação Portuguesa de Futebol, para além de ter ainda integrado durantes vários mandatos a Comissão Delegada das Associações de Futebol Distritais e Regionais, tendo assumido a coordenação desta comissão durante alguns desses mandatos. Foi esta participação ativa que permitiu que diversos dirigentes, no âmbito da Associação de Futebol de Setúbal, tenham desempenhado cargos na FPF.
Distinções obtidas:
-        Distinguido pela Radio Baia 2001/2002, 2007/2008 e 2009/2010, com o Troféu Radio Baia
-        Troféu Dirigente Carismático pela Radio Baia em 2002/2003
-        Troféu Amizade pela Radio Baia em 2008/2009
-        Distinguido em 2010 e em 2016 pelo Grupo Desportivo de Sesimbra, na sessão solene de aniversário, com o reconhecimento pelos relevantes serviços prestados ao futebol
-        Prémio Ética Desportiva, atribuído em 2016 pelo Plano Nacional de Ética no Desporto / Instituto Português do Desposto e Juventude
-        Sócio Honorário do Grupo Desportivo “Os Amarelos” de Setúbal em 2016
-        Distinguido com o Canário de Ouro em 2017 pelo Charneca da Caparica Futebol Clube
-        Distinguido com o Emblema de Ouro do União Futebol Clube Moitense em 2017
-        Distinguido com o Prémio Dedicação e Mérito pelo Grupo Desportivo Fabril do Barreiro em 2017
-        Sócio Honorário do Núcleo de Confraternização de Árbitros de Futebol do Barreiro em 2017.

O presidente da AG, Octávio Machado, reforçou os elogios, lembrando que Joaquim Sousa Marques foi igualmente um “dirigente que muito contribuiu, em sede federativa, com ideias muito positivas para o futebol nacional, e sempre na defesa dos interesses dos clubes e da arbitragem”.    

Um reconhecimento ainda reforçado com destaque para o “sentido de responsabilidade com que Joaquim Sousa Marques tratava todos os temas, prestigiando a AF Setúbal e os seus filiados”. 

“Uma justa homenagem” que foi aprovada por unanimidade e entusiasta aclamação no, bem preenchido, auditório da sede da AF Setúbal.   

Elogios vincados

Num período aberto a intervenções, a proposta da Direção e o novo Sócio Honorário não deixaram de merecer renovados apontamentos elogiosos.

“Felicitamos a Direção da AF Setúbal pela iniciativa de avançar com esta proposta. Joaquim Sousa Marques fez um grande e reconhecido trabalho durante todo o tempo em que esteve ligado à instituição.

Esteve sempre presente nas ações dinamizadas pela arbitragem da região e foi um dirigente que nunca deixou de apoiar os árbitros”. Bruno Esteves, Núcleo de Árbitros de Futebol de Almada/Seixal.

“Enaltecemos a iniciativa da Direção da AF Setúbal. Joaquim Sousa Marques lutou muito pela defesa e promoção do futebol no distrito. É um homem excelente e merece, com toda a naturalidade, esta distinção”. José Manuel Santos, Charneca de Caparica FC.

“Saudamos a iniciativa da Direção da AF Setúbal em homenagear, desta forma, Joaquim Sousa Marques, um nome de referência no dirigismo do futebol da nossa região e que marcou, de forma bem positiva, a dinâmica associativa”. João Soeiro, UFC Moitense.

A AG Extraordinária não terminou sem que Octávio Machado voltasse a dar a palavra aos dirigentes presentes. Um período onde foram focados alguns temas relacionados com a dinâmica competitiva e regulamentar de provas organizadas pela instituição.

Bola oficial e futebol de 9 em marcha

O presidente da Direção, Francisco Cardoso, aproveitou ainda a ocasião para revelar a intenção da AF Setúbal em promover a utilização da bola oficial para o campeonato da I Divisão Distrital, em futebol sénior, na próxima época.

Entre esclarecimentos, o vice-presidente Administrativo da AF Setúbal, Carlos Sevilha, avançou com a possibilidade da instituição regional vir a criar a competição de futebol de 9, na época 2018/2019, no escalão sub-13.

A reunião magna não terminou sem que o presidente da AG, Octávio Machado, fizesse votos para que a força do futebol na nossa região volte a conquistar a força de outros tempos. Uma ambição para a qual pediu a colaboração de todos os dirigentes e demais agentes ligados à dinâmica competitiva regional.

Refira-se que na Assembleia Geral Extraordinária, onde marcaram presença elementos dos vários Órgãos Sociais da AF Setúbal, estiveram representados os seguintes filiados:

Associação Desenvolvimento da Quinta do Conde, Charneca de Caparica Futebol Clube, Clube Desportivo Pinhalnovense, Clube Olímpico do Montijo, Clube Recreativo "O Grandolense", Clube Recreativo Piedense, Clube Recreio e Instrução, Ginásio Clube de Corroios, Grupo Desportivo de Sesimbra, Grupo Desportivo "Os Amarelos", Grupo Desportivo Pescadores da Costa de Caparica, Palmelense Futebol Clube, Quintajense Futebol Clube, União Futebol Clube Moitense, União Futebol Clube Comércio e Indústria, Núcleo de Árbitros de Futebol de Almada/Seixal, Núcleo de Árbitros de Futebol da Cidade de Setúbal e Núcleo de Confraternização de Árbitros de Futebol do Barreiro.  

Fonte e texo: Site AFS

Sem comentários:

Enviar um comentário