Noticias

domingo, 7 de maio de 2017

No 90º Aniversário da Associação de Futebol de Setúbal foi realçada a história da instituição




A Associação de Futebol Setúbal, comemorou esta sexta feira de 5 de maio, a passagem do Nonagésimo aniversário, com um jantar nas instalações da Casa Ermelinda Freitas, em Fernando Pó, Palmela, numa cerimónia convivo com cerca de 300 convidados em representação do universo dos clubes seus filiados e núcleos de árbitros, conselho de arbitragem da AFS e em que marcaram presença também, representantes da Federação Portuguesa de Futebol, o presidente da Liga de Clubes, representantes do Conselho de Arbitragem da FPF, Associações Regionais, bem como entidades, oficiais e autarcas.

A receção aos convidados, foi feita pela Dr.ª Leonor Freitas, proprietária da Casa Ermelinda Freitas que deu as boas vindas aos convidados, falou da Casa Ermelinda, narrando parte da história da vida de seus pais e da sua e congratulou-se pela presença do universo desportivo nas suas instalações, falou dos vários prémios recebidos o que é um reconhecimento pelo trabalho que aí se desenvolve e cuja produção cerca de 40% vão para o estrangeiro. Depois os presentes foram brindados com uma visita guiada às instalações da adega.

No final da visita foi servido um aperitivo e uma prova de vinhos aos os convidados que depois subiram ao piso superior, Salão de Festas da Casa Ermelinda Freitas, onde decorreu o jantar comemorativo dos 90 anos da AFS e respetiva cerimónia que teve dois momentos musical, abrilhantados por “ Musical Ensemble Violoncelos do Conservatório Regional de Palmela.

 Octávio Machado, "estar na A. F.  Setúbal é um “regressar às origens"
Octávio Machado ,no uso da palavra


O presidente da Assembleia Geral da AF Setúbal, Octávio Machado, a quem coube a tarefa de abrir as intervenções, saudou todos os presentes na cerimónia e não hesitou em destacar a importância que o futebol nascido no seio dos clubes, tidos como mais ‘pequenos’. “um privilégio” assumir as funções de líder da AG da AF Setúbal, Octávio Machado, lembrou todos os 13 clubes fundadores da instituição e, na pessoa de Fernando Pedrosa, antigo presidente da Direção da AF Setúbal, a quem teceu rasgados elogios, homenagear todos aqueles que fizeram e fazem parte da história da nossa instituição, “uma das principais associações do país”. 

Octávio Machado sublinhou   que estar na AF Setúbal é um “regressar às origens”, ou seja o começo pelo “enriquecedor futebol distrital”, apelidando-o de “irmandade”. Mais adiante - “Enquanto todos percebermos que é aqui que tudo começa, que começa na base, temos de manter acesa a chama dos compromissos e respeitar todos aqueles que se dedicam ao futebol de base”. “Todos temos de contribuir para manter de pé esta associação e seguir a homenagear esse meritório trabalho”.


" honramos o passado da instituição e tudo continuaremos a fazer para engrandecer o espírito do associativismo e os seus fundamentos".

Francisco  Cardoso,líder da AFS
O presidente da Associação de Futebol de Setúbal, Francisco Cardoso foi o orador seguinte tendo afirmado:

“Excelentíssimos senhores representantes dos Clubes e Núcleos de Árbitros filiados na Associação de Futebol de Setúbal, nesta data festiva, tão especial, saúdo e cumprimento, através da vossa distinta representatividade, e com particular agradecimento, a honrosa presença de todos os digníssimos convidados que nos dão o grato prazer de celebrar connosco o 90.º Aniversário da nossa instituição.

Permitam-me, antes de mais, enaltecer o fato de estarmos reunidos neste admirável espaço da Casa Ermelinda Freitas, erguido com a força e a determinação de uma família que tão bem tem sabido representar a nossa região e muito contribuído para a projeção e promoção, a vários níveis, do nosso distrito no país e além-fronteiras.

Dr.ª Leonor Freitas, a Associação de Futebol de Setúbal agradece-lhe, com marcado reconhecimento, a oportunidade que nos dá em abrir as portas destas magnificas instalações, gentilmente cedidas, para celebrarmos esta data histórica, e que estamos certos prestigiará as duas instituições.
 Nesse sentido, gostaria de agradecer à casa Ermelinda Freitas, na pessoa da Dr.ª Leonor Freitas, a sua disponibilidade e amabilidade para esta realização, e nesse sentido gostaria de lhe oferecer uma pequena lembrança.

 Os presidentes da Associação de Futebol de Setúbal,Otávio Machado(AG)
 e Francisco Cardoso(Direção) homenagearam a Drª Leonor Freitas a antifriã da
Casa Ermelinda Freitas que recebeu a festa aniversariante da AFS.



Recordamos e homenageamos a origem da AF Setúbal, fundada a 5 de maio de 1927 pela feliz iniciativa de treze emblemas:

Luso Futebol Clube, Palmelense Futebol Clube, União Futebol Comércio e Indústria, Vitória Futebol Clube, Bonfim Futebol Clube, Estrela Sporting Clube, Grupo Desportivo dos Empregados do Comércio, Grupo Desportivo Setubalense “Os Treze”,Racing Clube Setubalense, Sporting Clube de Setúbal “Os Miúdos”, Sporting Clube Setubalense “Os Frades”, Domingos Futebol Clube, União Futebol Avenida.
 A eles devemos a responsabilidade de manter acesa a ambição de promover a prática do futebol, e mais recentemente do futsal e do futebol de praia, dentro do espírito da competição saudável, o mesmo quer dizer, dentro das regras e do respeito entre todos, e sublinho, TODOS, os agentes que fazem parte deste universo.

Hoje, a AF Setúbal faz 90 anos e é para mim, um motivo de enorme orgulho, presidir à Direção, lugar que já foi ocupado por dirigentes que serviram a instituição e a quem devo homenagear.

Gostaria, portanto, de reafirmar, nesta ocasião solene, que pela minha parte e em nome de todos os elementos que integram os Órgãos Sociais, que honramos o passado da instituição e tudo continuaremos a fazer para engrandecer o espírito do associativismo e os seus fundamentos.

O fair play é expressão que se deve cultivar e praticar todos os dias.

Só desta forma, é que o trabalho, a dedicação e a ambição de todos quantos fazem parte do universo do futebol pode gerar as vitórias que tanto enchem de orgulho e refletem o empenho. 

Senhoras e senhores convidados,

é por reconhecer que as vitórias coletivas resultam da abnegação de quem muito contribuiu individualmente para esses momentos, que hoje reconhecemos, através de uma pequena e singela homenagem, algumas pessoas que ao longo dos Anos têm desempenhado funções de grande respeito e dignidade nos seus Clubes e que não quisemos deixar passar em claro no âmbito das comemorações do aniversário da AF Setúbal.

Uma homenagem, refira-se, que assentou num critério, devidamente partilhado com todos os Clubes filiados, a quem agradecemos pela colaboração prestada, e do qual, após a devida e cuidada análise pela Direção da AFS, resultou na nomeação de mais de duas dezenas de pessoas que mais a frente, nesta cerimónia, serão distinguidas.

Muito obrigado a todos pela vossa honrosa presença no 90.º Aniversário da Associação de Futebol de Setúbal.

Vivam os Clubes e todos os filiados na Associação de Futebol de Setúbal!"
                                       
                                    &&&&&&
Um dos momentos alto das comemorações foi a intervenção de Sousa Marques, ex-presidente da direção da AF Setúbal

Titulo de Sócio Honorário entregue a Sousa Marques, ex-Presidente da AFS
Sousa Marques com uma intervenção muito emotiva em que não esqueceu a
esposa e o filho.





"Quando no dia 25/11/1988 iniciei funções nos órgãos sociais da AFS no dia, como vogal do Conselho de Contas estava longe de imaginar a atribuição do galardão que hoje foi materializado, depois de uma tão longa carreira, em que quem saiu prejudicado foi a minha família".
- "O futebol permitiu-me aprender muito, foi uma experiência de vida incrível e no futebol fiz muitos amigos, de Norte a Sul do Distrito, mas também de Norte a Sul do País, sem esquecer as ilhas.
O trabalho que desenvolvi ao serviço da Associação foi sempre efetuado de acordo com as minhas convicções, conhecimentos e disponibilidade, naturalmente com a legitimidade que me foi conferida pelos diversos sufrágios a que me submeti, sem privilegiar ninguém, sem olhar à dimensão ou à cor da camisola dos clubes, mas atendendo à realidade especifica de cada um.
Terminei um ciclo com a sensação de dever cumprido e com orgulho no trabalho realizado."



A maioria dos homenageados pela dedicação aos clubes que representam numa foto de união
 
Eis alguns dos homenageados que viram a AFS reconhecer a sua dedicação aos
clubes que representam 
Jorge Manuel Serra e Hermínio Carvalho Vicente (AC Alcacerense);
José Manuel Santos (Charneca de Caparica FC);
Carlos Alberto Lopes Godinho e Eugénio Rosário Alexandre (Galitos FC);
Leopoldino Machado (Luso FC);
António Manuel Marques Gomes (CR “O Grandolense”)
Cândido Hermenegildo Carreira Dias Pereira e Orlando Santos Carmo Júlio (CR Instrução);
João Fernando da Silva Soeiro (UFC Moitense);
João Carlos Pereira Almeida (Palmelense FC);
Luís José Beijinha (União Sport Club);
José Fernando Cristão Dias e Júlio Manuel Neto Joaquim (GD Alfarim);
Sebastião Manuel Patrício Simões e Carlos Manuel Marquês Sousa Faneca (GD Sesimbra);
Nuno Paulo Rosa Guerreiro Soares e Júlio António Conceição Adrião (GD “Os Amarelos”);
Henrique José Martins (UDR Casal Figueiras);
João Luís Catalão Pereira (UF Comércio e Indústria);
Mário Mestre (CD “Os Pelezinhos”);
Manuel Jesus Coutinho Santana (GDR “O Sindicato”).

 A arbitragem bem representada nas comemorações do nonagésimo aniversário da AFS



                               Figuras gradas da arbitragem nacional e distrital

Sem comentários:

Enviar um comentário